A Câmara de vereadores de Canaã dos Carajás aprovou nesta terça-feira (23) o Projeto de Lei Nº 011/2024 que proíbe o uso da linguagem neutra, também conhecida como linguagem não-binária, na grade curricular das escolas das redes pública e privada do município.
O texto, de autoria do vereador Cleverson Zajac, (PL) assegura aos estudantes o direito a uma educação de qualidade, permitindo que o município promova meios adequados para oferecer amparo de forma efetiva, a fim de prevenir que o ensino da língua portuguesa sofra alterações dos padrões linguísticos, passando a ser aplicado inadequadamente de acordo com uma ideologia especifica. “Meu objetivo com este PL é fazer com que não haja a obrigatoriedade da aplicação, a integração da linguagem neutra nas escolas e, para que dessa forma, nós possamos garantir a manutenção da língua portuguesa oficial em Canaã.” defendeu Zajac.
A linguagem neutra, segundo a proposta, é aquela que altera a formação das palavras na comunicação oral e escrita, sendo aplicada sem a instituição de gênero feminino ou masculino de uma palavra, onde ambos são substituídos por “x” e “e”, como por exemplo: o uso do “todes” no lugar de “todos/todas”, “amigos” é substituído por “amigues”, “alunos” por “alunes”, dentre outras variações. “É importante frisar que eu não tenho nada contra quem usa a linguagem neutra, mas precisamos limitar o uso dela dentro das escolas”, pontuou o parlamentar.
fonte: Gazeta Carajás