ANÚNCIO

A fidelidade de José diante da tentação

“E aconteceu, depois destas coisas, que a mulher de seu senhor pôs os olhos em José e disse: Deita-te comigo. Porém, ele recusou e disse à mulher do seu senhor: Eis que o meu senhor não sabe do que há em casa comigo e entregou em minha mão tudo o que tem. Ninguém há maior do que eu nesta casa, e nenhuma coisa me vedou, senão a ti, porquanto tu és sua mulher; como, pois, faria eu este tamanho mal e pecaria contra Deus? (Gn 39.7-9)”.

A história de José já é por si só um grande exemplo para os nossos dias. Sua trajetória, bem como as intempéries que vivenciou ao longo de sua vida são a prova cabal de que todos nós estamos sujeitos a passar por momentos difíceis, mas também, se permanecermos fiéis a Deus, estaremos fadados a desfrutar de um relacionamento saudável com o Criador.

Todavia, algumas peculiaridades merecem nossa atenção. Uma delas é o exemplo de fidelidade a Deus em meio a sedução e tentação da mulher de Potifar. Neste evento a Bíblia já deixa muito claro a formosura de aparência de José (Gn 39.6), o que já lhe fazia despertar a atenção das mulheres. Notavelmente, amulher de seu senhor, por vezes, vinha em busca de uma oportunidade para persuadi-lo, mas sem nenhum sucesso, entretanto,frustrada por não conseguir seu intento, arquiteta um plano para denegrir a imagem de José perante Potifar.Em vista das tentativas, observa-se um extremo: “Ela lhe pegou pela sua veste, dizendo deita-te comigo. E ele deixou a sua veste na mão dela, e FUGIU” (Gn 39.12.).

No decorrer desses acontecimentos, observam-se alguns pontos que antecedem a tentativa fracassada da mulher de Potifar. Assim que ela vê a José, a mesma intenciona em seu coração em deitar-se com ele, uma obsessão é claramente vista por parte da mulher de Potifar. José poderia ter cedido aos encantos da sedutora, todavia diante da possibilidade de um caso amoroso ilícito, José decide fugir.Potifar tinha um casamento mal sucedido e José já havianotado a fragilidade do relacionamento de seu senhor, o mesmo tinha uma esposa que poderia facilmente traí-lo. Talvez outra pessoa no lugar de José,veria essa situação como uma oportunidade de entretenimento, já que toda a casa já estava sobre sua responsabilidade, ele tinha uma vida boa podendo desfrutar das regalias na casa de Potifar, por que não aproveitar e ter um caso amoroso?

Aqui está nossa indagação, por que José simplesmente não satisfez a vontade de sua senhora? Nada o impedia. Por que ele Fugiu? A resposta a essa questão nos apresenta o perfil de um homem de Deus. Convenhamos, muitos estão longe de serem atacados, e já estão cedendo às seduções, outros ainda, não esperam serem seduzidos, eles/elas próprios (as) estão fazendo o papel da mulher de Potifar.A falta de muitos com o perfil de José tem levado a traição e posteriormente o fracasso na vida conjugal.

Antes de darmos início a resposta célebre da indagação principal aqui apontada, vamos entender o poder destruidor de uma traição sexual no relacionamento. O escritor Chapman diante de sua vasta experiência em aconselhamento para casais descreve com precisão os sentimentos de uma pessoa traída: “Logo após a revelação de Joana, as emoções mais intensas de Rafhael foram a dor e o desapontamento. Chorou por trinta minutos seguidos , tão logo ela terminou de lhe revelar a traição. Ele não disse nada: estava tomado pelo dor. Então, houve o surto de raiva, primeiramente direcionado ao outro homem e, depois, a ela. Logo, seguiu-se a depressão, aquele senso de desespero, a sensação de que nada poderia ser feito para reparar o dano, que seu casamento se perdera para sempre”. Essa história embora verdadeira, os nomes são alterados no livro pelo autor.

Além desses sentimentos tão esmagadores, a infidelidade ainda traz consigo uma vasta onda de destruição. Como visto, o intimo é devastado pela confiança que outrora existia, a família é profundamente afetada pela decepção, a sociedade passa a enxergar com olhos de desprezo, e acima de tudo, a santidade de Deus é ferida. Diante dessas consequências, a infidelidade é sem dúvida uma arma de destruição.

É bem verdade que muitas repostas são dadas após o ato de traição ser consumado, talvez na tentativa de amenizar a culpa. Se perguntássemos para alguém por que você não optou em fugiu ao invés de ceder. Provavelmente a resposta estaria relacionada a frustrações dentro do casamento. Mas, José não era casado e ainda sim não cedeu a tentação. Então por mais que o matrimônio não esteja tão bem, nunca haverá razões para justificar tamanho ato de infidelidade.

Voltando para a história de José, encontramos as razões pelas quais existem tantos casos de traição. As atitudes do nobre servo na casa de Potifar apontam exatamente as atitudes opostas de muitosdiante das investidas do inimigo. Vejamos o que o servo de Deus fez:

 

A recusa ao pecado mediante o temor a Deus.

 

“Porém ele recusou” (vs 08). “A ideia básica dessa palavra é uma recusa ou rejeição a uma oferta”. Quando o assunto diz respeito ao mesmo tipo oferta feitaa José, a recusa só é possível por alguém que esteja cheio do Espirito Santo, não há outra forma de rejeitar ao pecado a não ser por meio da presença de Deus. Se José estivesse desprovido de um relacionamento próximo com Deus, certamente não teria forças para recusaro convite da mulher de Potifar. Um dos problemas atuais no meio do povo de Deus é justamente a ausência de um relacionamento com Deus, pois estamos tão envolvidos com as coisas do mundo que sequer temos forças para recursar suas ofertas.

Noutras palavras, José recusou deita-se com a mulher não apenas pelo fato de trair a Potifar, mas, antes de tudo, pelo relacionamento que tinha com Deus, o que deixa claro quando diz: “como, pois, faria eu este tamanho mal e pecaria contra Deus? ”.(v. 09).O caráter de José não lhe permitiu desonrar a Deus e, muito menos, trair a confiança de seu senhor a quem servia como mordomo.

A falta desse temor a Deus tem sido a oportunidade para o inimigo trabalhar em destruir os lares. Nas palavras de John Macarthur, para José o adultério “seria uma grave violação das suas convicções éticas, as quais exigiam: 1) total respeito pela esposa de seu senhor, e 2) uma vida santificada diante de seu Deus”.

Esse temor a Deus, que é muito bem descrito pelo dicionário Wiclyffe como “um temor santo […] significa ter grande temor ou respeito pela majestade e santidade de Deus, uma reverência piedosa. Esse temor é dado por Deus, e permite que o homem respeite a autoridade de Deus, obedeça aos seus mandamentos e se desvie do mal”. Repare que o texto bíblico faz menção de não “pecar contra Deus”. É exatamente desse temor que precisamos na vida de tantos homens e mulheres que estão cedendo às tentações. É exatamente essa virtude que nos possibilita dizer não ao pecado.

Como bem explicou Jesus: “a candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os olhos forem bons, todo o seu corpo terá luz. Se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso”. (Mt 6.22,23). Correlacionando esse ensino de Cristo, há muitos se detendo em programações, entretenimentos perigosos, seja em bate papos no whatssapp, canais ilícitos no youtube ou mesmo conversas impróprias através de tantos canais da mídia atual. Se nossos olhos estiverem constantemente em contato com esses entretenimentos virtuais, não demorará muito a oportunidade de infidelidade de chegar e ser aceita. Dizer NÃO é preciso diante do pecado, assim como disse José, também precisamos dizer perante as tentações.

José tinha moralidade

como, pois, faria eu este tamanho mal”. (vs. 09). O caráter moral de José era outro fator preponderante para fuga da tentação. O servo sabia que deveria respeito a Potifar, a sua consciência o alertava que fazer aquilo, era um mal muito grande contra o seu senhor. Fico pensando, se José morando na mesma casa de Potifar, já o respeitava, quanto mais para quem se comprometeu perante os homens e prante a Deus fidelidade, esse tem motivos a mais do que José para não aceitar essa proposta tão maldosa. Trair é um ato que representa ausência de um caráter moral. O único capaz de resgatar o caráter moral do ser humano é a preciosa graça de Deus. Se porventura você que está lendo esse nobre estudo, tenha cedido a tentação, saiba que Deus pode restaurar sua moralidade, o inimigo pode até ter manchado sua imagem, porém o Senhor tem recursos suficientes para restaurar o caráter decaído.

José não deuouvidos a voz da tentação.

 

“…falando ela cada dia José, e não lhe dando ele ouvidos…” (v.10).  Não sabemos quantas vezes a mulher de Potifar tentou seduzir a José, porém em todas elas o servo manteve-se firme em sua decisão. Não dar ouvidos ou atenção ao convite à infidelidade é crucial, se na primeira tentativa da mulher, José tivesse demonstrado algum interesse, ele teria sido seduzido. Infelizmente, alguns pensam que uma simples “cantada” não tem nenhuma maldade e levados pelos elogios acabam cedendo as seduções e, é exatamente aí em que consiste o problema. Perceba que o texto em apreço apenas ressalta que a infidelidade não acontece do dia para noite, ela é planejada, ou seja, antes mesmo de se concretizar, muitos sinais de infidelidade já aconteceram.Por isso, saber dizer não desde a primeira tentativa é primordial, não pense que uma simples conversar não pode chegar ao ato de traição, pensar dessa maneira é um engano. Faça como José, não dê ouvida a voz da tentação.

 

PFEIFFER, Dicionário bíblico Wycliffe/ Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Editora: Casa Publicadora das Assembléias de Deus-CPAD/ 16ª impressão 2015.

 

CHAVE, Bíblia de estudo palavras, hebraico e grego/ Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Editora: Casa Publicadora das Assembléias de Deus-CPAD, 2011/ Texto bíblico, Almeida Revista e Corrigida, 4ª edição, 2009.

MACARTHUR, Bíblia de estudo. Barueri, SP. Sociedade Bíblica do Brasil, 2010./ Texto bíblico , Almeida Revista e Atualizada, 1988,1993, SBB.

CHAPMAN, Gary. Castelo de cartas: dez comportamentos que destroem os melhores casamentos/São Paulo, SP/ editora mundo cristão/ 1ª edição setembro de 2009.

Auricléssio da Silva Lima , Presbítero na Igreja evangélica Assembleia de Deus em Canaã dos Carajás, bacharel em Teologia, Licenciando em Pedagogia, articulista.

Entre e receba as notícias do dia

Entre e receba as notícias do dia

DEIXE SEU COMENTÁRIO

VEJA MAIS +

DESCULPE,

MAS ESSE LOTE ESTÁ ESGOTADO!