ANÚNCIO

Natal, Jesus e Papai Noel

O Natal está chegando. Jesus é a pessoa importante nessa data. Diante de muito marketing na era da informação, atualmente é importante entender a diferença do significado entre o Natal bíblico e o comercial, entre Jesus e Papai Noel.

A história do nascimento de Jesus Cristo, narrada na Bíblia Sagrada, não coincide com a celebração natalina hoje.

O que é Natal? Do latim natale, é o nascimento. Dia do aniversário de nascimento de qualquer pessoa.

A celebração atual tem comida e bebida, árvore verde com enfeite, Papai Noel puxando trenó, neve ou simulação dela (apesar de no Brasil a festa ser no verão), Mamãe Noel, amigo oculto, bota na janela para receber presente, guirlanda, presépio e luz enfeitando a cidade.

Tudo isso é bonito e pode permanecer, mas não expressa o Natal bíblico. Além de ser um apelo ao consumismo. Mas não podemos trocar o significado da celebração. Não vamos homenagear a pessoa errada.

Não pode ser Papai Noel o centro das atenções. O aniversariante, que veio trazer vida e salvação aos homens por meio do Seu nascimento, morte e ressurreição, foi Jesus Cristo.

A cidade mais importante nessa época não é o Polo Norte, conforme diz a lenda na versão americana. Nem a Lapônia, na Finlândia, onde mora o bom velhinho, nas montanhas geladas de Korvatunturi, como os britânicos afirmam. A cidade é Belém, em Israel, onde Jesus nasceu.

Os bichos não são renas voadoras e elfos mágicos. Esses animais são usados por Papai Noel para puxar o trenó e entregar os brinquedos pedidos pelas crianças que enviam cartas. Os bichos foram bois e jumentos, aqueles que estavam na estrebaria.

A roupa não é vermelha, botas e cintos pretos, cabelos e longas barbas brancas. A casa não tem chaminé e neve no jardim. O carro não é o trenó. Jesus nasceu sem dinheiro, sem enxoval, deitou-se em uma manjedoura, foi enrolado em panos. Era noite e no Oriente o clima é desértico. Não existe a brancura e a maciez da neve.

Não são as crianças que devem receber presentes ao escrever cartinhas para Papai Noel, conforme diz a lenda. Quem deve receber presentes é Jesus. Ele já recebeu tesouros como ouro, incenso e mirra.

Outro detalhe que não deve ser esquecido. A história atual do Natal é uma lenda. Papai Noel não existe, apesar do forte apelo e da inocência das crianças que muitas vezes recebem ensinamento errado ou incompleto dos pais. A história de Jesus é real. A vida, a alegria, a tristeza, a dor, a salvação e a condenação eterna. Tudo isso é real. Quem pode trazer esperança ao coração do homem?

Um entrega presente. O outro entregou a vida. Quem você escolhe homenagear?

Diante dos símbolos de Natal que hoje vemos espalhados pela cidade, as luzes das estrelas e o presépio são os que mais se assemelham ao que a Bíblia narra. Uma estrela foi a guia que levou os reis magos – que eram pastores de rebanho, a encontrar Maria, José e o menino. O texto bíblico diz que a estrela “ia adiante deles e se deteve sobre o lugar onde estava o menino”. Belo sinal!

O presépio materializa a cena que os magos viram. O menino deitado em uma manjedoura foi o sinal que os magos pastores receberam de Deus para encontrar o Salvador. A estrebaria é o lugar dos bois e dos jumentos. A Bíblia cita que “na estalagem não havia lugar para Jesus”. Da cena também fazem parte Maria e José, os escolhidos para acalantar o Rei. Os objetos presentes na cena daquela noite, além do espaço físico, foram os três presentes que o menino recebeu (ouro, incenso e mirra). A cena é essa. Simples assim. Nada mais pode enfeitá-la, pois não carece de maiores adornos.

Da simplicidade ao Reino eterno. O Rei tornou-se frágil, bebê indefeso, para cumprir um propósito e conquistar os nossos corações. Como disse um escritor famoso, “Jesus preferiu morrer por você do que viver toda a eternidade sem você”. Ele nasceu por você. Viveu por você. Morreu e ressuscitou por amar você. Jesus te ama. Você O escolherá? Eu escolho o verdadeiro aniversariante. Feliz aniversário, Jesus!

Autora:

Entre e receba as notícias do dia

Entre e receba as notícias do dia

DEIXE SEU COMENTÁRIO

VEJA MAIS +

DESCULPE,

MAS ESSE LOTE ESTÁ ESGOTADO!