A Igreja Pentecostal Deus é Amor (IPDA) ganhou os holofotes das mídias nas últimas semanas, após rumores internos envolvendo membros ligados à cúpula da denominação repercutirem no meio secular. Nesse contexto, por outro lado, ganhou força a imagem do pastor David Miranda.
O pastor David Miranda é neto da atual diretora da IPDA, irmã Irani Miranda, viúva do missionário responsável pela fundação da Deus é Amor, o qual tinha o mesmo nome do seu parente mais jovem.
Em sua participação recente no HUB Podcast, o pastor que exerce a função de líder de jovens da IPDA fez algumas revelações em tom crítico sobre a doutrina rígida da denominação, chegando a dizer que tinha medo de “perder a salvação” por tomar banho sem roupas.
“Hoje não mais, mas já teve tempo que a gente tomava banho de roupa achando que se Jesus voltar [e você estiver pelado], você fica”, disse ele. Para o pastor de jovens da Deus é Amor, grande parte dos membros da denominação são idosos devido às exigências doutrinárias muito rígidas.
“Hoje, 95% dos membros da igreja são idosos que foram salvos no auge do ministério de David Miranda”, explicou o pastor.
Doutrina vs tradição
No campo teológico cristão há o entendimento de que existe uma diferença entre doutrina bíblica e tradição denominacional, o que significa que determinadas igrejas podem exigir certas práticas e costumes que, na realidade, não contrariam os ensinamentos bíblicos, assim como o contrário.
Isso ocorre porque alguns líderes entendem que é importante a manutenção de algumas tradições, considerando que elas ajudam na disciplina do fiel no tocante à observação das Escrituras.
Outros, porém, entendem que a exigência de algumas regras sem respaldo bíblico cria um ambiente de legalismo religioso que prejudica a prática cristã, favorecendo mais uma vida de aparências.
De modo geral, no entanto, igrejas como Deus é Amor e outras de linha pentecostal costumam buscar fundamentar as suas doutrinas nos ensinos bíblicos. Mas, para o pastor David Miranda, algo precisa ser refletido quanto às exigências.
“Cadê os jovens? A Deus é Amor não está alcançado a juventude. Tem muitos filhos de pastores, de membros que nem conseguiram permanecer por conta dessa cultura muito rígida”, disse ele. Assista: