{"id":15628,"date":"2019-07-18T01:18:31","date_gmt":"2019-07-18T04:18:31","guid":{"rendered":"https:\/\/gospelpbs.com.br\/?p=15628"},"modified":"2019-07-18T01:18:54","modified_gmt":"2019-07-18T04:18:54","slug":"a-mordomia-da-alma-e-do-espirito","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/gospelpbs.com.br\/a-mordomia-da-alma-e-do-espirito\/","title":{"rendered":"A mordomia da alma e do esp\u00edrito"},"content":{"rendered":"
A Li\u00e7\u00e3o de hoje \u00e9 um chamado para os cuidados essenciais que todo crist\u00e3o precisa ter com a sua alma e esp\u00edrito. A princ\u00edpio trabalharemos uma parte mais te\u00f3rica e teol\u00f3gica, quando conceituaremos\u00a0alma\u00a0<\/em>e\u00a0esp\u00edrito<\/em>\u00a0no t\u00f3pico I;\u00a0<\/em>mas nos t\u00f3picos II e III traremos orienta\u00e7\u00f5es pr\u00e1ticas sobre como proceder a correta mordomia do nosso \u201chomem interior\u201d (2Co 4.16).<\/p>\n Sem d\u00favidas, esta \u00e9 uma aula em que aprenderemos a\u00a0ortodoxia\u00a0<\/em>(cren\u00e7a correta), mas tamb\u00e9m a\u00a0ortopraxia\u00a0<\/em>(pr\u00e1tica correta).<\/p>\n Antes do conceito, precisamos ressaltar nosso compromisso com a doutrina b\u00edblica da natureza espiritual do ser humano. Embora tenha sido formado do p\u00f3 e seja p\u00f3 (n\u00e3o no sentido de reduzir-se \u00e0 mat\u00e9ria, mas no sentido da sua fraqueza, especialmente quando comparada \u00e0 grandeza imensur\u00e1vel do Criador), o homem foi feito por Deus \u201calma vivente\u201d (Gn 2.7), e tem em sua constitui\u00e7\u00e3o tanto a parte f\u00edsica com que se relaciona com o mundo como a parte espiritual e invis\u00edvel que, uma vez criada, durar\u00e1 para sempre (sim, esp\u00edrito e alma s\u00e3o imortais!).<\/p>\n Nas palavras do te\u00f3logo pentecostal Raimundo de Oliveira, \u201cO homem \u00e9 muito mais que um amontoado de agentes qu\u00edmicos. Ele \u00e9 muito mais que carne e osso. O homem \u00e9 um ser espiritual, pois Deus o fez alma vivente. Ele n\u00e3o \u00e9 s\u00f3 um ser transit\u00f3rio, isto \u00e9, de exist\u00eancia f\u00edsica limitada. O homem \u00e9 um ser que Deus ao cria-lo, destinou-o a eternidade.\u201d\u00a0<\/em>[1]<\/p>\n A exist\u00eancia da alma e do esp\u00edrito, que permanecem mesmo ap\u00f3s a morte f\u00edsica e com os quais o homem se relaciona com o mundo espiritual, \u00e9 um ensino b\u00edblico inquestion\u00e1vel, ainda que seus detalhes possam constituir-se um mist\u00e9rio para nossa limitada intelig\u00eancia. Veja-se, s\u00f3 a t\u00edtulo de exemplo, a par\u00e1bola contada pelo pr\u00f3prio Jesus sobre um certo rico e um certo mendigo chamado L\u00e1zaro, cujo enredo em sua maior parte se d\u00e1 num ambiente espiritual, ap\u00f3s a morte de ambos (Lc 16.19-31).<\/p>\n \u00c9 dif\u00edcil, sen\u00e3o imposs\u00edvel, definir com precis\u00e3o o significado de alma. Os dicionaristas por vezes n\u00e3o s\u00e3o muito claros ou did\u00e1ticos na explica\u00e7\u00e3o, o que acaba n\u00e3o auxiliando muito o crente leigo. Tamb\u00e9m \u00e9 comum na compara\u00e7\u00e3o entre diferentes dicion\u00e1rios, vermos significados de alma e de esp\u00edrito sendo usados intercambiavelmente, o que gera mais confus\u00e3o que compreens\u00e3o.<\/p>\n Isso, por\u00e9m, n\u00e3o \u00e9 de se estranhar, visto que em geral os pr\u00f3prios escritores b\u00edblicos, de uma forma especial os do Antigo Testamento, n\u00e3o fazem distin\u00e7\u00e3o precisa entre\u00a0nephesh\u00a0<\/em>(alma em hebraico) e\u00a0ruah<\/em>\u00a0(esp\u00edrito em hebraico). A B\u00edblia n\u00e3o foi escrita como um livro de teologia sistem\u00e1tica, onde possamos encontrar a mat\u00e9ria Antropologia com essas conceitua\u00e7\u00f5es feitas detalhadamente pelos autores b\u00edblicos. Com a revela\u00e7\u00e3o progressiva do Novo Testamento \u00e9 que se percebe mais claramente uma distin\u00e7\u00e3o entre\u00a0psyche<\/em>\u00a0(alma, em grego) e\u00a0pneuma<\/em>(esp\u00edrito em grego). Entretanto, mesmo assim, persistem algumas dificuldades na compreens\u00e3o da natureza de cada uma dessas entidades. Realmente, s\u00f3 a Palavra de Deus pode discernir a \u201cdivis\u00e3o da alma e do esp\u00edrito\u201d (Hb 4.12).<\/p>\n Por considerarmos uma das mais sucintas e, no entanto, mais l\u00facidas conceitua\u00e7\u00f5es de alma, partilhamos com o leitor essa defini\u00e7\u00e3o de Menzies e Horton:<\/p>\n Pode-se dizer que o termo \u201calma\u201d \u00e9 usado teologicamente para denotar o pr\u00f3prio \u201ceu\u201d, particularmente em rela\u00e7\u00e3o \u00e0 vida consciente, aqui e agora (Ap 6.9). A alma humana prov\u00ea a nossa autoconsci\u00eancia<\/em>\u00a0[consci\u00eancia de que existo e de quem sou]. \u00c9 a alma que torna o indiv\u00edduo uma personalidade genu\u00edna, dotada de caracter\u00edsticas \u00edmpares. As faculdades da alma, comumente consideradas, s\u00e3o: intelecto, emo\u00e7\u00f5es e vontade. Juntas, essas qualidades comp\u00f5em a pessoa real.\u00a0<\/em>[2]<\/p>\n H\u00e1 muitas teorias e especula\u00e7\u00f5es quanto a origem da alma, se ela \u00e9 preexistente (como defendia um dos Pais da Igreja Grega, Or\u00edgenes, no terceiro s\u00e9culo), se ela \u00e9 criada por Deus dias depois da concep\u00e7\u00e3o no ventre materno (como defendia Jer\u00f4nimo e Pel\u00e1gio, entre o quarto e quinto s\u00e9culos) ou se ela \u00e9 apenas uma forma diferente de referir-se \u00e0s emo\u00e7\u00f5es e \u00e0 intelig\u00eancia humana, mas n\u00e3o a uma entidade espiritual que pode apartar-se do corpo.<\/p>\n Acreditamos pela Palavra de Deus que a alma \u00e9 uma entidade espiritual real e que \u00e9 formada junto com o esp\u00edrito na concep\u00e7\u00e3o. De outro modo, n\u00e3o se poderia chamar o embri\u00e3o rec\u00e9m-formado de ser humano ou de vida humana, visto que n\u00e3o haveria nele \u201calma vivente\u201d. Elinaldo Renovato fez \u00f3tima observa\u00e7\u00e3o:<\/p>\n Assim, podemos concluir que a alma humana \u00e9 formada e, segundo as leis da procria\u00e7\u00e3o, deixada por Deus, numa coopera\u00e7\u00e3o entre os pais biol\u00f3gicos e \u201co pai dos esp\u00edritos\u201d\u00a0<\/em>[Deus, o Criador de toda a vida].\u00a0Cada vez que um gameta masculino funde-se com um gameta feminino, seja no casamento ou fora dele, pela lei do Criador, forma-se um conjunto alma-esp\u00edrito dentro do homem. Diz a B\u00edblia: \u201c[\u2026] Fala o SENHOR, o que estende o c\u00e9u e que funda a terra, e que forma o esp\u00edrito do homem dentro dele\u201d (Zc 12.1b).\u00a0<\/em>[3]<\/p>\n Esp\u00edrito \u00e9 o nosso pr\u00f3prio ser interior revestido pela alma que lhe d\u00e1 consci\u00eancia. Deus \u00e9 esp\u00edrito, porque n\u00e3o tem corpo f\u00edsico (Jo 4.24); n\u00f3s n\u00e3o somos esp\u00edritos, mas temos esp\u00edrito, e tamb\u00e9m somos constitu\u00eddos de corpo. \u00c9 esse esp\u00edrito do homem que sobe at\u00e9 Deus ap\u00f3s a sua morte (Ec 12.7). Por isso Jesus orou na cruz:\u00a0\u201cPai, nas tuas m\u00e3os entrego o meu esp\u00edrito\u201d<\/em>\u00a0(Lc 23.46).<\/p>\n Entretanto, o esp\u00edrito nunca se separa da alma e vice-versa. Isso porque o esp\u00edrito e a alma juntos formam a nossa \u201cpessoa espiritual\u201d, e juntos ao corpo constituem o ser humano integral. Esp\u00edrito sem alma seria um esp\u00edrito morto, o que \u00e9 impens\u00e1vel; enquanto que uma alma sem esp\u00edrito, seria uma consci\u00eancia ambulante, sem exist\u00eancia pr\u00f3pria, sem identidade, sem personalidade, o que \u00e9 igualmente impens\u00e1vel.<\/p>\n Na eternidade seremos esp\u00edrito, alma ou corpo? Seremos o que j\u00e1 somos agora, no entanto revestidos de gl\u00f3ria celestial! N\u00e3o seremos esp\u00edritos desencarnados ou fantasmas, antes teremos a mesma constitui\u00e7\u00e3o de agora, visto que nosso corpo ser\u00e1 ressuscitado e revestido da imortalidade e incorrup\u00e7\u00e3o, perfeitamente adaptado para as condi\u00e7\u00f5es das moradas santas que Deus nos tem preparado (1Ts 4.13-15).<\/p>\n <\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":" A Li\u00e7\u00e3o de hoje \u00e9 um chamado para os cuidados essenciais que todo crist\u00e3o precisa ter com a sua alma e esp\u00edrito. A princ\u00edpio trabalharemos uma parte mais te\u00f3rica e teol\u00f3gica, quando conceituaremos\u00a0alma\u00a0e\u00a0esp\u00edrito\u00a0no t\u00f3pico I;\u00a0mas nos t\u00f3picos II e III traremos orienta\u00e7\u00f5es pr\u00e1ticas sobre como proceder a correta mordomia do nosso \u201chomem interior\u201d (2Co 4.16). 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Conceituando alma e esp\u00edrito<\/strong><\/h2>\n
1. O significado de alma<\/strong><\/h3>\n
2.\u00a0 Origem da alma<\/strong><\/h3>\n
3. Conceitua\u00e7\u00e3o de esp\u00edrito<\/strong><\/h3>\n