{"id":15812,"date":"2019-08-06T14:58:30","date_gmt":"2019-08-06T17:58:30","guid":{"rendered":"https:\/\/gospelpbs.com.br\/?p=15812"},"modified":"2019-08-06T14:59:00","modified_gmt":"2019-08-06T17:59:00","slug":"existe-conhecimento-biblico-verdadeiro","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/gospelpbs.com.br\/existe-conhecimento-biblico-verdadeiro\/","title":{"rendered":"Existe conhecimento b\u00edblico verdadeiro?"},"content":{"rendered":"
A pergunta que encima este artigo pode parecer estranha \u00e0 primeira vista, mas ela se faz necess\u00e1ria porque alguns te\u00f3logos \u201cevang\u00e9licos\u201d \u2013 alguns deles pentecostais da minha querida Assembleia de Deus! \u2013 t\u00eam disseminado a tese de que, embora a B\u00edblia seja a Palavra de Deus, tudo o que temos dispon\u00edvel \u00e9 apenas\u00a0interpreta\u00e7\u00e3o<\/em>, e n\u00e3o o conhecimento real, verdadeiro e absoluto da Palavra do Senhor.<\/p>\n Esses te\u00f3logos, geralmente de inclina\u00e7\u00e3o p\u00f3s-moderna, dizem crer que a B\u00edblia \u00e9 a Palavra de Deus, mas anulam esta afirma\u00e7\u00e3o ao emendarem que as interpreta\u00e7\u00f5es s\u00e3o\u00a0parciais<\/em>\u00a0e\u00a0prec\u00e1rias<\/em>, porque necessariamente baseadas em (ou conduzidas por) \u201cpremissas\u201d ou \u201cpressupostos\u201d.<\/p>\n Diferentemente, entendemos que se, por um lado, toda interpreta\u00e7\u00e3o se opera sob premissas, por outro lado o Esp\u00edrito nos ilumina e propicia o conhecimento verdadeiro, moldando nossos pressupostos!<\/p>\n Em apoio a essa descren\u00e7a na possibilidade de conhecimento b\u00edblico verdadeiro e absoluto est\u00e3o frases como \u201cNada podemos conhecer absolutamente\u201d, \u201cA doutrina \u00e9 s\u00f3 o que se pensa da B\u00edblia\u201d, \u201cA teologia \u00e9 s\u00f3 o que se pensa da doutrina\u201d, \u201cDevemos fugir da bibliolatria\u201d, \u201cA Pessoa de Cristo \u00e9 Quem revela a verdade, n\u00e3o a doutrina\u201d, \u201cExistem v\u00e1rias interpreta\u00e7\u00f5es permitidas por um \u00fanico texto\u201d, \u201cAs confiss\u00f5es de f\u00e9 s\u00e3o fruto de disputas meramente pol\u00edticas\u201d, e outras frases t\u00e3o encantadoras quanto perigosas.<\/p>\n Quem afirma que \u201cN\u00e3o existe possibilidade de conhecimento absoluto da B\u00edblia\u201d est\u00e1, na realidade, negando que a B\u00edblia seja absoluta, pois n\u00e3o haveria nenhum cabimento em a B\u00edblia ser absoluta e, ao mesmo tempo, n\u00e3o fornecer conhecimento absoluto de si mesma. Ou estaria a B\u00edblia num labirinto, tentando revelar a verdade, mas esbarrando nos limites impostos pela realidade humana? Seria Deus poderoso somente para revelar, inspirar e preservar o c\u00e2non, mas incapaz de propiciar conhecimento real, verdadeiro e absoluto do que foi revelado, inspirado e preservado?<\/p>\n Cria-se, com isso, um tipo esquisito de cristianismo, que seria um \u201ccristianismo agn\u00f3stico\u201d (do grego:\u00a0a<\/em>, \u201cn\u00e3o\u201d, e\u00a0gnostos<\/em>, \u201cconhecimento\u201d).<\/p>\n \u00c9 bem curioso que esses homens estejam escrevendo, pregando e palestrando sobre \u201chermen\u00eautica\u201d, pois o que eles promovem n\u00e3o \u00e9 o ensino de premissas, regras e m\u00e9todos de interpreta\u00e7\u00e3o \u2013 algo seria o objeto pr\u00f3prio da ci\u00eancia e arte hermen\u00eautica: o que eles promovem est\u00e1 no campo da epistemologia (do grego:\u00a0episteme<\/em>, \u201cci\u00eancia\u201d, e\u00a0logia<\/em>, \u201cdiscurso\u201d, \u201cestudo\u201d). Assim, enquanto falam de como interpretar a B\u00edblia, e encarecem o papel do leitor e seus pressupostos (pessoais, sociais, econ\u00f4micos, culturais, experienciais), espalham d\u00favidas sobre a possibilidade do pr\u00f3prio conhecimento verdadeiro e absoluto.<\/p>\n Observo, a t\u00edtulo de coment\u00e1rio lateral, que esses te\u00f3logos tamb\u00e9m questionam os conceitos tradicionais de revela\u00e7\u00e3o, inspira\u00e7\u00e3o e canonicidade, mas isto se reserva a outros artigos \u2013 o ponto aqui \u00e9 a viabilidade ou n\u00e3o de conhecimento seguro da B\u00edblia (e, portanto, da verdade), o que conduz a quest\u00f5es aparentemente hermen\u00eauticas, mas efetivamente epistemol\u00f3gicas:\u00a0existe uma interpreta\u00e7\u00e3o correta? Se existe, \u00e9 a \u00fanica?<\/em><\/p>\n No terreno da hermen\u00eautica, sabemos que existem textos \u201cobscuros\u201d, tradi\u00e7\u00f5es (e tradu\u00e7\u00f5es) variadas, diferentes confiss\u00f5es de f\u00e9 e correntes teol\u00f3gicas as mais diversas, v\u00e1rias interpreta\u00e7\u00f5es ofertadas para uma mesma passagem b\u00edblica, fen\u00f4menos que podem conduzir muitos leitores \u00e0 perplexidade perante o texto b\u00edblico, mesmo porque n\u00f3s, leitores, somos todos humanos.<\/p>\n No entanto, os protestantes (conservadores, temos de explicitar) creem que a B\u00edblia \u00e9\u00a0absoluta<\/em>\u00a0e\u00a0inerrante<\/em>\u00a0\u2013 estes s\u00e3o pressupostos v\u00e1lidos de leitura da B\u00edblia \u2013 e por isso n\u00e3o podem existir diferentes interpreta\u00e7\u00f5es\u00a0igualmente corretas<\/em>\u00a0para uma mesma passagem: somente existe uma interpreta\u00e7\u00e3o correta, o que n\u00e3o afasta as m\u00faltiplas aplica\u00e7\u00f5es permitidas pelo campo sem\u00e2ntico (campo de significado).<\/p>\n Se pensarmos que existem interpreta\u00e7\u00f5es corretas para um mesmo texto, estaremos afirmando a\u00a0relativiza\u00e7\u00e3o da verdade<\/em>. E se pensarmos que n\u00e3o existe interpreta\u00e7\u00e3o correta,\u00a0onde acharemos descanso e seguran\u00e7a na Escritura<\/em>? O ap\u00f3stolo Pedro encontrou seguran\u00e7a somente nas palavras de Jesus (cf. Jo 6.68).<\/p>\n Ademais, seria bom convidar os te\u00f3logos p\u00f3s-modernistas para a an\u00e1lise de textos em que a pr\u00f3pria B\u00edblia fala de um conhecimento real, verdadeiro e absoluto (de Deus, de Jesus Cristo, da gl\u00f3ria de Deus). Vejamos, pois, uma sequ\u00eancia de textos nesse sentido:<\/p>\n \u201cA tua palavra \u00e9 a verdade<\/em>\u00a0desde o princ\u00edpio, e cada um dos teus ju\u00edzos dura para sempre\u201d (Sl 119.160).<\/p>\n \u201cEnt\u00e3o\u00a0entender\u00e1s o temor do Senhor<\/em>, e\u00a0achar\u00e1s o conhecimento de Deus<\/em>\u201d (Pv 2.5).<\/p>\n \u201cPorque eu quero a miseric\u00f3rdia, e n\u00e3o o sacrif\u00edcio; e o\u00a0conhecimento de Deus<\/em>, mais do que os holocaustos\u201d (Os 6.6).<\/p>\n \u201cSantifica-os na tua verdade;\u00a0a tua palavra \u00e9 a verdade<\/em>\u201d (Jo 17.17).<\/p>\n \u201cVigiai justamente e n\u00e3o pequeis; porque\u00a0alguns ainda n\u00e3o t\u00eam o conhecimento de Deus; digo-o para vergonha vossa<\/em>\u201d (I Co 15.34).<\/p>\n \u201cPorque Deus, que disse que das trevas resplandecesse a luz, \u00e9 quem resplandeceu em nossos cora\u00e7\u00f5es, para\u00a0ilumina\u00e7\u00e3o do conhecimento da gl\u00f3ria de Deus, na face de Jesus Cristo<\/em>\u201d (II Co 4.6).<\/p>\n \u201cE vos vestistes do novo, que se renova para o\u00a0conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou<\/em>\u201d (Cl 3.10).<\/p>\n \u201cQue quer que todos os homens se salvem,\u00a0e venham ao conhecimento da verdade<\/em>\u201d (I Tm 2.4).<\/p>\n \u201cPaulo, servo de Deus, e ap\u00f3stolo de Jesus Cristo, segundo a f\u00e9 dos eleitos de Deus, e o\u00a0conhecimento da verdade, que \u00e9 segundo a piedade<\/em>\u201d (Tt 1.1).<\/p>\n \u201cGra\u00e7a e paz vos sejam multiplicadas, pelo\u00a0conhecimento de Deus, e de Jesus nosso Senhor<\/em>;<\/p>\n Visto como o seu divino poder nos deu tudo o que diz respeito \u00e0 vida e piedade,\u00a0pelo conhecimento daquele que nos chamou pela sua gl\u00f3ria e virtude<\/em>\u201d (II Pe 1.2,3).<\/p>\n Esses s\u00e3o somente alguns dos muitos textos b\u00edblicos que poder\u00edamos citar \u2013 tive dificuldade de selecionar apenas uma pequena quantidade de vers\u00edculos, pois a B\u00edblia \u00e9 farta em dar testemunho de ser ela mesma a verdade e o meio exclusivo de se obter o conhecimento de Deus em Cristo.<\/p>\n O que resta deixar bem claro \u00e9 que, longe de ser uma \u201cproposta hermen\u00eautica\u201d, a \u201cteologia\u201d que duvida da viabilidade de um conhecimento b\u00edblico real, verdadeiro e absoluto est\u00e1 num terreno filos\u00f3fico, diferente do hermen\u00eautico.<\/p>\n Para o hermeneuta crist\u00e3o as perguntas b\u00e1sicas s\u00e3o \u201cO que diz o texto\u201d? \u201cComo posso saber o que o texto diz?\u201d Para a epistemologia (\u00e1rea da filosofia) as perguntas giram em torno de \u201cSe o texto diz alguma coisa, \u00e9 poss\u00edvel\u00a0conhecer<\/em>\u00a0o que ele diz?\u201d Mais do que isso: \u201cO que \u00e9 conhecer?\u201d<\/p>\n Ent\u00e3o surge a \u201chermen\u00eautica\u201d p\u00f3s-moderna, com seu conceito de \u201cdesconstru\u00e7\u00e3o\u201d e teorias liter\u00e1rias que depositam no leitor (ou numa comunidade de leitores) o protagonismo na defini\u00e7\u00e3o da mensagem. Essa \u201chermen\u00eautica\u201d j\u00e1 come\u00e7a perguntando \u201cO que \u00e9 texto?\u201d, \u201cQuem \u00e9 o leitor?\u201d, \u201cQual a rela\u00e7\u00e3o do leitor com o texto?\u201d \u00c9 aqui que voc\u00ea compra um livro de \u201chermen\u00eautica pentecostal\u201d baseada na experi\u00eancia e pensa que ali vai aprender sobre como interpretar o B\u00edblia, at\u00e9 que seja alertado para a d\u00favida fundamental que rege a proposta do livro, pois sequer se tem firmeza quanto \u00e0 viabilidade de acessar a verdade absoluta.<\/p>\n A B\u00edblia n\u00e3o pode ser lida, estudada, interpretada ou aplicada como um livro comum \u2013 ela \u00e9 a Palavra divinamente inspirada, inerrante, infal\u00edvel, autoritativa, absoluta, suficiente e eterna. \u00c9 com estes pressupostos que ela deve ser contemplada\u2026 a menos que o leitor n\u00e3o veja na Escritura mais do que uma pe\u00e7a liter\u00e1ria qualquer \u2013 esse \u00e9 o seu caso?<\/p>\n Fonte: GospelPrime<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":" A pergunta que encima este artigo pode parecer estranha \u00e0 primeira vista, mas ela se faz necess\u00e1ria porque alguns te\u00f3logos \u201cevang\u00e9licos\u201d \u2013 alguns deles pentecostais da minha querida Assembleia de Deus! \u2013 t\u00eam disseminado a tese de que, embora a B\u00edblia seja a Palavra de Deus, tudo o que temos dispon\u00edvel \u00e9 apenas\u00a0interpreta\u00e7\u00e3o, e n\u00e3o […]<\/p>\n","protected":false},"author":1,"featured_media":15813,"comment_status":"closed","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"_acf_changed":false,"footnotes":""},"categories":[5,194],"tags":[],"class_list":["post-15812","post","type-post","status-publish","format-standard","has-post-thumbnail","hentry","category-artigos","category-destaque"],"acf":[],"aioseo_notices":[],"fimg_url":"https:\/\/gospelpbs.com.br\/wp-content\/uploads\/2019\/08\/biblia-1.jpg","_links":{"self":[{"href":"https:\/\/gospelpbs.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/15812","targetHints":{"allow":["GET"]}}],"collection":[{"href":"https:\/\/gospelpbs.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/gospelpbs.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/gospelpbs.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/1"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/gospelpbs.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=15812"}],"version-history":[{"count":2,"href":"https:\/\/gospelpbs.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/15812\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":15815,"href":"https:\/\/gospelpbs.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/15812\/revisions\/15815"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/gospelpbs.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media\/15813"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/gospelpbs.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=15812"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/gospelpbs.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=15812"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/gospelpbs.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=15812"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}