{"id":19212,"date":"2022-03-30T01:26:17","date_gmt":"2022-03-30T04:26:17","guid":{"rendered":"https:\/\/gospelpbs.com.br\/?p=19212"},"modified":"2022-03-30T01:37:13","modified_gmt":"2022-03-30T04:37:13","slug":"video-sobre-anjos-viraliza-e-hebraistas-alertam-sobre-ma-interpretacao-biblica","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/gospelpbs.com.br\/video-sobre-anjos-viraliza-e-hebraistas-alertam-sobre-ma-interpretacao-biblica\/","title":{"rendered":"V\u00eddeo sobre anjos viraliza e hebra\u00edstas alertam sobre m\u00e1 interpreta\u00e7\u00e3o b\u00edblica"},"content":{"rendered":"

Um v\u00eddeo que viralizou dizendo mostrar a \u201cverdadeira apar\u00eancia dos anjos<\/strong>\u201d tem sido bastante comentado pelas pessoas que tentam encontrar base b\u00edblica para justific\u00e1-lo.<\/p>\n

Publicado originalmente pelo canal Spectrum Cinema, no YouTube, as imagens em 3D fazem parte do trabalho de um artista digital chamado Jonas Pfeiffer.<\/p>\n

Na descri\u00e7\u00e3o, diz que as tr\u00eas imagens s\u00e3o referentes a um Querubim (Ezequiel 1.4-14), um Ofanin (Ezequiel 1.15-21) e um Serafim (Apocalipse 4.8).<\/p>\n

Os textos b\u00edblicos descrevem a apar\u00eancia de anjos?<\/strong><\/p>\n

Segundo o v\u00eddeo, os\u00a0anjos conforme a descri\u00e7\u00e3o b\u00edblica<\/strong>\u00a0s\u00e3o \u201caterrorizantes\u201d, mas segundo o hebra\u00edsta e te\u00f3logo Luiz Say\u00e3o \u201ca B\u00edblia diz que os anjos foram criados por Deus e s\u00e3o seres ministradores que atuam na hist\u00f3ria da reden\u00e7\u00e3o\u201d, explicou em entrevista exclusiva ao\u00a0Guiame<\/strong>.<\/p>\n

Ao citar que existem\u00a0ex\u00e9rcitos de anjos<\/strong>\u00a0e que h\u00e1 uma hierarquia no mundo celestial, Say\u00e3o tamb\u00e9m esclarece que a palavra \u201canjo\u201d significa \u201cmensageiro\u201d. V\u00e1rias vezes, a B\u00edblia descreve a presen\u00e7a deles entre os seres humanos.<\/p>\n

\u201c\u00c0s vezes, eles aparecem e s\u00e3o vistos com apar\u00eancia humana. Outras vezes, s\u00e3o fulgurantes como no caso de seres celestiais que podem ser\u00a0considerados anjos<\/strong>\u00a0\u2014 Querubins ou Serafins \u2014 que aparecem em Isa\u00edas 6. S\u00e3o diferentes por possu\u00edrem seis asas\u201d, mencionou.<\/p>\n

Al\u00e9m disso, o pastor lembra que h\u00e1\u00a0anjos bons<\/strong>\u00a0e maus. \u201cIsso nos remete \u00e0 quest\u00e3o da queda de Satan\u00e1s e seus anjos. H\u00e1 os que servem a Deus e os que se rebelaram contra Ele,\u00a0chamados de dem\u00f4nios<\/strong>\u201d, continuou.<\/p>\n

Incompreens\u00e3o de alguns textos b\u00edblicos<\/strong><\/p>\n

Say\u00e3o alerta para certos equ\u00edvocos na\u00a0interpreta\u00e7\u00e3o b\u00edblica<\/strong>. \u201cQuando lemos textos de Apocalipse, Ezequiel ou Daniel, estamos diante de simbolismos. Por exemplo, a besta que sobe do mar ou da terra, n\u00e3o se trata de um bicho literal, mas \u00e9 a descri\u00e7\u00e3o de uma vis\u00e3o\u201d, esclareceu.<\/p>\n

Tentar descrever as vis\u00f5es literalmente, segundo explica Say\u00e3o, n\u00e3o far\u00e1 sentido. O texto, na verdade, busca explicar o papel, a fun\u00e7\u00e3o e o\u00a0valor dos anjos<\/strong>.<\/p>\n

Para outro\u00a0hebra\u00edsta, Get\u00falio Cidade<\/strong>, o que Ezequiel viu est\u00e1 muito al\u00e9m do que podia se expressar em palavras. \u201cEu particularmente creio que Ezequiel, assim como Jo\u00e3o em Apocalipse, tiveram dificuldade para p\u00f4r em palavras essas vis\u00f5es impressionantes e sobrenaturais\u201d, disse em entrevista ao\u00a0Guiame<\/strong>.<\/p>\n

\u201cO que viram transcende a\u00a0capacidade humana de imagina\u00e7\u00e3o<\/strong>\u00a0e, principalmente, de se tentar recriar isso por meio de desenho, anima\u00e7\u00e3o computadorizada ou qualquer outra forma de arte. N\u00e3o \u00e9 uma cr\u00edtica a quem tenta reproduzir tais vis\u00f5es, apenas um coment\u00e1rio de que, por mais que tentem, jamais conseguir\u00e3o faz\u00ea-lo com fidelidade, pois n\u00e3o se retrata o sobrenatural de modo natural\u201d, continuou.<\/p>\n

Sobre a imagem do Querubim<\/strong><\/p>\n

No v\u00eddeo, a imagem que o artista diz ser a representa\u00e7\u00e3o b\u00edblica de um Querubim, \u00e9 na verdade um equ\u00edvoco. Conforme o texto, a vis\u00e3o era de um ser com apar\u00eancia de homem, com quatro rostos (homem, le\u00e3o, boi e \u00e1guia) e quatro asas, conforme descreve Ezequiel 1.4-14.<\/p>\n

<\/p>\n

Al\u00e9m disso, segundo as palavras do profeta, as pernas eram retas, p\u00e9s como os de um bezerro que reluziam como bronze polido. Debaixo das asas tinham m\u00e3os humanas.<\/p>\n

Em seu programa j\u00e1 bem conhecido, o \u201cRota 66\u201d,\u00a0Luiz Say\u00e3o<\/strong>\u00a0diz que as simbologias de Ezequiel tem estilo apocal\u00edptico. Apesar de n\u00e3o haver muitos detalhes de como exatamente Ezequiel viu tudo isso, \u00e9 poss\u00edvel falar dos s\u00edmbolos, conforme o hebra\u00edsta.<\/p>\n

\u201cOs quatro rostos representam a ordem criada por Deus \u2014 ser humano, le\u00e3o, boi e \u00e1guia. S\u00e3o animais representativos e o n\u00famero 4 faz refer\u00eancia a uma totalidade da Cria\u00e7\u00e3o de Deus. Ele tem poder sobre toda a ordem criada\u201d, continuou.<\/p>\n

Get\u00falio tamb\u00e9m observa que os seres viventes ao redor do trono s\u00e3o apresentados como uma\u00a0classe angelical distinta<\/strong>. \u201cS\u00e3o \u00fanicos e somente quatro, com quatro faces cada. Cada um guarda um setor de noventa graus ao redor do trono. O n\u00famero quatro aponta para os quatro cantos da Terra e seus pontos cardeais\u201d, acrescentou.<\/p>\n

\u201cCada ser aponta para um atributo espec\u00edfico do Senhor. O\u00a0le\u00e3o simboliza o poder<\/strong>\u00a0e a majestade. O boi representa a for\u00e7a e o servi\u00e7o. O homem aponta para o lado humano de Jesus e a \u00e1guia mostra sua natureza celestial, pois \u00e9 ave de voo altaneiro e que v\u00ea tudo; nada escapa a seu olhar\u201d, disse ainda.<\/p>\n

Sobre a imagem do Ofanim<\/strong><\/p>\n

Sobre as \u201crodas que se movimentam diante dos rostos\u201d, o artista digital tamb\u00e9m comete um equ\u00edvoco, quando seu trabalho \u00e9 colocado\u00a0frente \u00e0s Escrituras<\/strong>.<\/p>\n

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Conforme o texto de Ezequiel 1.15-21, as rodas eram reluzentes, seus aros eram altos e cheios de olhos ao redor. \u201cPara onde quer que o Esp\u00edrito fosse, os seres viventes iam, e as rodas os seguiam, porque o mesmo Esp\u00edrito estava nelas\u201d, diz o texto.<\/p>\n

Say\u00e3o explica que a imagem vista por Ezequiel simplesmente representa a onipresen\u00e7a de Deus. \u201cAs quatro rodas com aros altos e olhos ao redor mostram que Deus \u00e9 onipresente e tamb\u00e9m onisciente. Ele enxerga e v\u00ea tudo, em toda parte. Essa vis\u00e3o revela para Ezequiel quem \u00e9 o Deus que estava lidando com a hist\u00f3ria do seu povo\u201d, disse.<\/p>\n

Sobre a imagem do Serafim<\/strong><\/p>\n

Na \u00faltima tentativa de representar uma descri\u00e7\u00e3o b\u00edblica que \u00e9 totalmente simb\u00f3lica, Jonas Pfeiffer pensa estar mostrando como \u00e9 um Serafim. De acordo com a B\u00edblia, em Apocalipse 4.8, o ser visto por Jo\u00e3o tinha seis asas e era cheio de olhos, tanto ao redor como por baixo das asas.<\/p>\n

<\/p>\n

Say\u00e3o lembra que a vis\u00e3o de Jo\u00e3o \u00e9 bem parecida com a\u00a0vis\u00e3o de Ezequiel<\/strong>. O ap\u00f3stolo disse ter visto \u201cquatro seres viventes cobertos de olhos, que se pareciam com le\u00e3o, boi, homem e \u00e1guia\u201d. Os animais aparecem como representa\u00e7\u00e3o do poder e da for\u00e7a de Deus.<\/p>\n

\u201cDos animais selvagens, o le\u00e3o \u00e9 o mais expressivo e o mais forte. O boi, dos animais dom\u00e9sticos, \u00e9 o maior. E temos a \u00e1guia que \u00e9 muito expressiva. Toda a cria\u00e7\u00e3o reconhece a gl\u00f3ria de Deus\u201d, disse ainda ao se referir que o texto diz que os seres d\u00e3o gl\u00f3ria, honra e gra\u00e7as \u00e0quele que est\u00e1\u00a0assentado no trono<\/strong>.<\/p>\n

Sobre associar os quatro seres viventes aos quatro evangelhos, Say\u00e3o faz o seguinte coment\u00e1rio: \u201cEssa sugest\u00e3o n\u00e3o faz muito sentido. Sobre o le\u00e3o ter a ver com Mateus, boi com Marcos,\u00a0Lucas com ser humano<\/strong>\u00a0e \u00e1guia com Jo\u00e3o, s\u00e3o conex\u00f5es dif\u00edceis. O sentido mais claro \u00e9 de que toda a cria\u00e7\u00e3o reconhece que Deus est\u00e1 no trono\u201d.<\/p>\n

Get\u00falio tamb\u00e9m alerta para o cuidado em separar a simbologia da\u00a0realidade dos seres espirituais<\/strong>. \u201cO que Isa\u00edas, Ezequiel, Daniel e Jo\u00e3o viram foram seres reais, existentes no mundo espiritual e com nomes pr\u00f3prios, desconhecidos para n\u00f3s\u201d, explicou.<\/p>\n

\u201cDaniel inclusive conversou com o anjo Gabriel que lhe trouxe revela\u00e7\u00f5es profundas sobre os tempos do fim, assim como Maria quando recebeu a not\u00edcia de que daria \u00e0 luz ao Messias. Esses milh\u00f5es ou bilh\u00f5es de anjos, arcanjos como Miguel (Jd.1.9), serafins, querubins e seres viventes comp\u00f5em os\u00a0ex\u00e9rcitos dos c\u00e9us<\/strong>, raz\u00e3o pela qual um dos nomes de Deus \u00e9 Adonai Tzevaot \u2014 Senhor dos Ex\u00e9rcitos\u201d, concluiu.<\/p>\n

fonte: Guiame<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

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