{"id":19337,"date":"2022-04-03T04:07:05","date_gmt":"2022-04-03T07:07:05","guid":{"rendered":"https:\/\/gospelpbs.com.br\/?p=19337"},"modified":"2022-04-03T04:07:16","modified_gmt":"2022-04-03T07:07:16","slug":"o-que-e-o-autismo","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/gospelpbs.com.br\/o-que-e-o-autismo\/","title":{"rendered":"O que \u00e9 o Autismo?"},"content":{"rendered":"
O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) re\u00fane desordens do desenvolvimento neurol\u00f3gico presentes desde o nascimento ou come\u00e7o da inf\u00e2ncia. S\u00e3o elas: Autismo Infantil Precoce, Autismo Infantil, Autismo de Kanner, Autismo de Alto Funcionamento, Autismo At\u00edpico,\u00a0Transtorno Global do Desenvolvimento\u00a0sem outra especifica\u00e7\u00e3o,\u00a0Transtorno Desintegrativo da Inf\u00e2ncia\u00a0e a\u00a0S\u00edndrome de Asperger.<\/p>\n
Segundo o Manual Diagn\u00f3stico e Estat\u00edstico de Transtornos Mentais DSM-5 (refer\u00eancia mundial de crit\u00e9rios para diagn\u00f3sticos), pessoas dentro do espectro podem apresentar d\u00e9ficit na comunica\u00e7\u00e3o social ou intera\u00e7\u00e3o social (como nas linguagens verbal ou n\u00e3o verbal e na reciprocidade socioemocional) e padr\u00f5es restritos e repetitivos de comportamento, como movimentos cont\u00ednuos, interesses fixos e hipo ou hipersensibilidade a est\u00edmulos sensoriais. Todos os pacientes com autismo partilham estas dificuldades, mas cada um deles ser\u00e1 afetado em intensidades diferentes, resultando em situa\u00e7\u00f5es bem particulares. Apesar de ainda ser chamado de autismo infantil, pelo diagn\u00f3stico ser comum em crian\u00e7as e at\u00e9 beb\u00eas, os transtornos s\u00e3o\u00a0condi\u00e7\u00f5es permanentes que acompanham a pessoa por todas as etapas da vida.<\/p>\n
As causas do TEA n\u00e3o s\u00e3o totalmente conhecidas, e a pesquisa cient\u00edfica sempre concentrou esfor\u00e7os no estudo da predisposi\u00e7\u00e3o gen\u00e9tica, analisando muta\u00e7\u00f5es espont\u00e2neas que podem ocorrer no desenvolvimento do feto e a heran\u00e7a gen\u00e9tica passada de pais para filhos. No entanto, j\u00e1 h\u00e1 evid\u00eancias de que as causas heredit\u00e1rias explicariam apenas metade do risco de desenvolver TEA. Fatores ambientais que impactam o feto, como estresse, infec\u00e7\u00f5es, exposi\u00e7\u00e3o a subst\u00e2ncias t\u00f3xicas, complica\u00e7\u00f5es durante a gravidez e desequil\u00edbrios metab\u00f3licos teriam o mesmo peso na possibilidade de aparecimento do dist\u00farbio.<\/p>\n
O TEA afeta o comportamento do indiv\u00edduo, e os primeiros sinais podem ser notados em beb\u00eas de poucos meses. No geral, uma crian\u00e7a do espectro autista apresenta os seguintes sintomas:<\/p>\n
O Manual Diagn\u00f3stico e Estat\u00edstico de Transtornos Mentais DSM-5 rotula estes dist\u00farbios como um\u00a0espectro\u00a0justamente por se manifestarem em diferentes n\u00edveis de intensidade. Uma pessoa diagnosticada como de\u00a0grau 1 de suporte<\/strong>\u00a0apresenta preju\u00edzos leves, que podem n\u00e3o a impedir de estudar, trabalhar e se relacionar. Um indiv\u00edduo com\u00a0grau 2 de suporte<\/strong>\u00a0tem um menor grau de independ\u00eancia e necessita de algum aux\u00edlio para desempenhar fun\u00e7\u00f5es cotidianas, como tomar banho ou preparar a sua refei\u00e7\u00e3o. J\u00e1 o autista com\u00a0grau 3 de suporte\u00a0<\/strong>vai manifestar dificuldades graves e costuma precisar de apoio especializado ao longo da vida.<\/p>\n Por outro lado, o diagn\u00f3stico de TEA pode ser acompanhado de\u00a0habilidades impressionantes, como facilidade para aprender visualmente, muita aten\u00e7\u00e3o aos detalhes e a\u0300 exatid\u00e3o; capacidade de mem\u00f3ria acima da m\u00e9dia e grande concentra\u00e7\u00e3o em uma \u00e1rea de interesse espec\u00edfica durante um longo per\u00edodo de tempo.<\/p>\n Cada indiv\u00edduo dentro do espectro vai desenvolver o seu conjunto de sintomas variados e caracter\u00edsticas bastante particulares. Tudo isso vai influenciar como cada pessoa se relaciona, se expressa e se comporta.<\/p>\n Os primeiros sinais do Transtorno do Espectro Autista s\u00e3o vis\u00edveis em beb\u00eas, entre 1 e 2 anos de vida, embora possam ser detectados antes ou depois disso, caso os atrasos de desenvolvimento sejam mais s\u00e9rios ou mais sutis, respectivamente. A partir dos 12 meses, as crian\u00e7as autistas n\u00e3o apontam com o dedinho, demonstram mais interesse nos objetos do que nas pessoas, n\u00e3o mant\u00eam contato visual efetivo e n\u00e3o olham quando chamadas. \u00c9 importante destacar os raros casos de regress\u00e3o do desenvolvimento, identificados comumente ap\u00f3s ao menos 2 anos de desenvolvimento t\u00edpico (denominado anteriormente como transtorno desintegrativo da inf\u00e2ncia).<\/p>\n Por volta dos 18 meses j\u00e1 \u00e9 poss\u00edvel realizar uma avalia\u00e7\u00e3o com um\u00a0profissional especializado<\/a>, como um neuropediatra ou psiquiatra pedi\u00e1trico. O diagn\u00f3stico do autismo \u00e9 feito por observa\u00e7\u00e3o direta do comportamento e uma entrevista com os pais e cuidadores, que pode incluir o teste com a escala\u00a0M-CHAT<\/a>.<\/p>\n A confirma\u00e7\u00e3o costuma acontecer quando crian\u00e7a possui as caracter\u00edsticas principais do autismo:\u00a0defici\u00eancias sociais, dificuldades de comunica\u00e7\u00e3o, interesses restritos, fixos e intensos<\/strong>\u00a0e\u00a0comportamentos repetitivos\u00a0<\/strong>(tamb\u00e9m chamados de\u00a0estereotipias). A condi\u00e7\u00e3o pode se apresentar em distintos graus, o que faz com que os sinais tamb\u00e9m possam ter essas varia\u00e7\u00f5es. Em casos de autismo leve, por exemplo, o transtorno pode demorar mais tempo para ser diagnosticado, pois costuma ser confundido com outros comportamentos, como timidez, excentricidade ou falta de aten\u00e7\u00e3o.<\/p>\n O\u00a0DSM-5<\/em>\u00a0tamb\u00e9m reconhece que indiv\u00edduos afetados pelo TEA podem apresentar sintomas associados em diferentes graus, como uma habilidade cognitiva fora do normal (para mais ou para menos), atrasos de linguagem ou alta habilidade de linguagem expressiva, surtos nervosos e agressividade, padr\u00f5es de in\u00edcio, al\u00e9m de outras\u00a0condi\u00e7\u00f5es associadas.<\/p>\n O diagn\u00f3stico permite que a crian\u00e7a receba um tratamento personalizado de acordo com as particularidades do seu quadro. Com o acompanhamento m\u00e9dico multidisciplinar, os sintomas tendem a ser amenizados ao longo da vida, melhorando a qualidade de vida do indiv\u00edduo e da sua fam\u00edlia.<\/p>\n At\u00e9 o momento, n\u00e3o h\u00e1 rem\u00e9dios espec\u00edficos para tratar o autismo, embora esta seja uma prioridade das pesquisas, com diferentes medicamentos em teste. O acompanhamento m\u00e9dico multidisciplinar, composto por pediatra, psiquiatra, neurologista, psic\u00f3logo e fonoaudi\u00f3logo, entre outros, \u00e9 o tratamento mais recomendado para ajudar no desenvolvimento da crian\u00e7a autista. A conduta indicada vai depender da intensidade do dist\u00farbio e da idade do paciente e deve ser decidido junto aos pais.<\/p>\n Em linhas gerais, o tratamento associa diferentes terapias para testar e melhorar as habilidades sociais, comunicativas, adaptativas e organizacionais. A rotina de cuidados pode incluir exerc\u00edcios de comunica\u00e7\u00e3o funcional e espont\u00e2nea; jogos para incentivar a intera\u00e7\u00e3o com o outro; aprendizado e manuten\u00e7\u00e3o de novas habilidades; e o apoio a atitudes positivas para contrapor problemas de comportamento. \u00c9 muito popular a ado\u00e7\u00e3o das abordagens terap\u00eauticas An\u00e1lise Aplicada do Comportamento (conhecido como\u00a0m\u00e9todo ABA) e\u00a0Terapia Cognitivo-Comportamental.<\/p>\n Frequentemente, as terapias s\u00e3o combinadas com\u00a0rem\u00e9dios\u00a0para tratar condi\u00e7\u00f5es associadas, como ins\u00f4nia, hiperatividade, agressividade, falta de aten\u00e7\u00e3o, ansiedade, depress\u00e3o e comportamentos repetitivos. As avalia\u00e7\u00f5es s\u00e3o realizadas a cada 3 ou 6 meses para entender a necessidade de mudan\u00e7as na abordagem ou intensidade do tratamento.<\/p>\n Outro elemento essencial no tratamento \u00e9 o treinamento com os pais. O contexto familiar \u00e9 fundamental no aprendizado de habilidades sociais e o trabalho com os pais traz grandes benef\u00edcios no refor\u00e7o de comportamentos adequados. Tamb\u00e9m \u00e9 comum que os profissionais que tratam a crian\u00e7a indiquem acompanhamento psicol\u00f3gico para a fam\u00edlia, devido ao desgaste emocional que o dist\u00farbio pode provocar.<\/p>\n Fonte: autismoerealidade<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":" O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) re\u00fane desordens do desenvolvimento neurol\u00f3gico presentes desde o nascimento ou come\u00e7o da inf\u00e2ncia. S\u00e3o elas: Autismo Infantil Precoce, Autismo Infantil, Autismo de Kanner, Autismo de Alto Funcionamento, Autismo At\u00edpico,\u00a0Transtorno Global do Desenvolvimento\u00a0sem outra especifica\u00e7\u00e3o,\u00a0Transtorno Desintegrativo da Inf\u00e2ncia\u00a0e a\u00a0S\u00edndrome de Asperger. 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